Entidades da CIM - Região de Coimbra

Câmara Municipal de Mealhada

O concelho da Mealhada localiza-se na parte sul do distrito de Aveiro e faz parte na Região Centro da Unidade Territorial da Região de Coimbra. Face á vizinhança de Coimbra, o concelho sofre desta cidade significativa influência mantendo uma estreita ligação com a urbe conimbricense em muitas matérias.

Em termos de infraestruturas rodoviárias, o município é atravessado pela A1 com acesso pelo nó da Mealhada, pelo IC 2 que atravessa o concelho, pela EN 234 (Mira Mangualde) e por uma rede viária municipal extensiva a todas as freguesias. É igualmente atravessado pelas linhas de caminho de ferro do Norte e da Beira Alta, constituindo a estação de Pampilhosa um nó ferroviário de significativa importância. Com uma situação geográfica impar na Região Centro, a Mealhada dista por auto estrada, uma hora do aeroporto de Pedras Rubras na cidade do Porto, duas horas do aeroporto da Portela, em Lisboa e está a menos duma hora dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz para os quais tem excelentes acessos.

Em termos de equipamentos registe-se a existência de todos os serviços da Administração Pública, incluindo Tribunal, estabelecimentos de ensino, Centro de Saúde e duas coorporações de bombeiros.

Com uma vertente turística muito forte assente nas Termas do Luso, Mata Nacional do Buçaco e na Gastronomia o concelho possui diversas unidades hoteleiras pondo à disposição do turista mais de mil camas e cerca de meia centena de restaurantes especializados em leitão.

Locais a visitar:
-Mata Nacional do Buçaco
-Termas do Luso
-Museu Militar
-Posto de Atendimento da Rota do Vinho na Mealhada
-Edificio Arte Nova da Farmácia Brandão na Mealhada
-Talha dourada da Igreja Paroquial de Casal Comba
-Solar da Quinta do Carvalhinho em Ventosa do Bairro
-Casa Rural Quinhentista na Pampilhosa com núcleo museológico
-Solar e núcleo museológico agrícola, na Vacariça
-Aldeias bairradinas de Ventosa do Bairro, Casal Comba, Silvã
-Aldeias serranas de Louredo, Salgueiral.

Fonte: www.cm-mealhada.pt