Entidades da CIM - Região de Coimbra

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

Situado no distrito de Coimbra, nas faldas da Serra da Estrela, o concelho de Oliveira do Hospital localiza-se no centro geográfico da região centro, confrontando com os distritos de Viseu e Guarda.

Confina a norte com os municípios de Nelas e Carregal do Sal, a este com o município de Seia, a oeste com o município de Tábua e a sul com o município de Arganil. 

Com uma população de 20.841 habitantes (Censo de 2011) e uma área de 234,55 km2, Oliveira do Hospital destaca-se no contexto do distrito, não só pela dimensão do seu tecido empresarial, mas também pela vertente educacional, tendo em conta que é um concelho coberto por uma rede escolar que vai do pré-escolar ao ensino superior.

A menos de uma hora de distância das cidades de Coimbra, Viseu e Guarda, o concelho é atravessado pelos rios Mondego, Alva, Alvôco, Seia e Cobral, e destaca-se pela imponência das suas paisagens enriquecidas pelo cenário da Serra da Estrela.

Com grande aptidão turística e bastante diversificada, Oliveira do Hospital é um território onde ao belo panorama natural se junta a riqueza do património histórico e cultural.

Por entre rios de águas límpidas e refúgios de encanto e beleza, surgem as suas maravilhosas praias fluviais classificadas e sempre convidativas às actividades de recreio balnear.   

Sendo um dos 16 municípios que integram a Região Demarcada do Vinho do Dão, Oliveira do Hospital faz também parte da Região Demarcada de Produção da 7ª maravilha da gastronomia nacional – o Queijo Serra da Estrela. É precisamente em Oliveira do Hospital, no mês de Março, que se realiza a maior festa do queijo do país.

Elevada à categoria de cidade no ano de 1993, Oliveira do Hospital foi reconhecido, no ano passado, como um dos “Melhores Municípios para Viver 2013”, no domínio “Economia”, pelo Instituto Comportamental da Universidade Nova de Lisboa. Em 2013, passou também a integrar a “Rede das Cidades de Excelência”.

Oliveira do Hospital situa-se a uma altitude média de 500 metros, sendo que o ponto mais alto do concelho – o monte do Colcurinho – atinge os 1.242 metros. Próximo do monte, na encosta da serra do Açor, encontra-se a típica Aldeia das Dez, que integra a Rede de Aldeias do Xisto.