Entidades da CIM - Região de Coimbra

Câmara Municipal de Penacova

Penacova é uma terra que encanta à primeira vista e à primeira visita. Chegando, o primeiro sentimento que nos atinge é o de clara admiração pela beleza paisagística que com que a natureza nos brindou. Por entre serras e vales  se estendem as paisagens fluviais do Mondego e do Alva, que lhe imprimem um cariz bucólico, diríamos que quase mágico.

Ao que a natureza ofereceu, as gerações antepassadas juntaram o saber e obra que perduram até hoje e que nós gerações presentes tentamos, com o maior cuidado, preservar  e conservar, para que as gerações futuras possam ter consciência e façam usufruto da riqueza cultural de Penacova.

Dos Moinhos de Vento e Azenhas que encontramos nas serras e rios ou ribeiras, aos Fornos de Cal Parda, passando pelo património religioso e  património natural, o leque de oferta é vastíssimo. 

O destaque em termos de património vai para o Mosteiro de Lorvão, pérola maior e Monumento Nacional, fundado em tempos tão remotos que se perdem na memória, embora se creia que tenha sido fundado no Séc. VI. Atinge o seu auge com a vinda para Lorvão das filhas de D. Sancho I, D. Teresa e D. Sancha e torna-se num dos mais importantes centros culturais do país.

É deste Mosteiro que saem muitas iguarias que chegaram à nossa mesa  até hoje, principalmente no que diz respeito à doçaria de origem conventual, que encontra nos Pasteis de Lorvão e Nevadas de Penacova os seus maiores embaixadores.

O Mondego contribui também muitíssimo para esta riqueza, dando à gastronomia de Penacova ícones importantíssimos. A lampreia é sem duvida o caso mais concreto. Este prato que move milhares de apreciadores até Penacova todos os anos, confere-nos actualmente o título de Capital da Lampreia.

O Festival da Lampreia é o ponto alto na promoção desta iguaria tão apreciada. Este evento que tem crescido todos os anos em numero de visitantes e restaurantes participantes, tornou-se já num caso de enorme sucesso a nível nacional. 

Muitas outras acções de carácter turistico-cultural têm lugar ao longo do ano, sempre com a preocupação primordial pela preservação da identidade cultural de Penacova, identidade esta que nos torna tão únicos.
Penacova , onde a natureza vive...

Fonte: www.cm-penacova.pt