Entidades da CIM - Região de Coimbra

Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

O Município de Condeixa-a-Nova, pertencente ao distrito de Coimbra, é composto por 7 freguesias (após a união das freguesias em 2013) e tem uma área de aproximadamente 140 km.

Condeixa-a-Nova, vila e sede de concelho, possui uma localização privilegiada, a 15 km de Coimbra, 200 km de Lisboa, 115 km do Porto, encontrando-se servida por um conjunto de vias estratégicas: A1, IC2, IC3, EN 342 e EN 347.

Os seus palácios, a sua gastronomia, Conímbriga e as paisagens naturais constituem os principais recursos turísticos do município.

Natureza:
Integrando a Serra de Sicó, com a sua paisagem calcária, no concelho de Condeixa-a-Nova podem admirar-se paisagens cársicas singulares como as Buracas do Casmilo, os campos de Lapiás ou o canhão do Rio de Mouros, resultantes de acidentes orográficos, e muito apreciados pelos praticantes de desportos radicais.

O concelho de Condeixa-a-Nova integra ainda a Reserva Natural do Paúl de Arzila, onde é possível contemplar espécies singulares de flora e fauna, cativando nomeadamente os adeptos do Birdwatching.

É possível ainda usufruir de espaços de lazer como o Parque Verde da Ribeira de Bruscos e da Senhora das Dores.

Cultura:
Devido à sua localização estratégica na ligação entre Lisboa e Coimbra, Condeixa foi no séc. XVII local de fixação de muitas famílias nobres, pelo que, e apesar da violência e destruição provocadas pelas invasões francesas de inícios do séc. XIX, ainda hoje é possível admirar imponentes palácios como o dos Figueiredos (Câmara Municipal), dos Sás, dos Almadas dos Lemos (ou Sotto Mayor) ou o Palácio do Conde de Podentes, muitos deles património classificado.

As Ruínas de Conímbriga, classificadas como monumento nacional, e o Museu Monográfico são um testemunho de valor reconhecido da ocupação romana do território.

Na vila da Condeixa-a-Nova podem ainda visitar-se a Casa Museu Fernando Namora, homenageando a figura ilustra da cultura nacional que é Fernando Namora, através da sua obra literária e no campo da pintura, e também de um vasto espólio objectos pessoais, e a Galeria Manuel Filipe, com exposição permanente de trabalhos de Manuel Filie, professor, pedagogo e pintor nascido em Condeixa.

Tradições:
Continuam vivas em Condeixa tradições como a Festa do Senhor dos Passos, realizada anualmente no terceiro fim-de-semana da Quaresma e as diversas festividades populares associadas à devoção ao santo padroeiro.

Em termos de artesanato, a cerâmica artística inspirada na cerâmica tradicional portuguesa dos séc. XVII e XVIII é o cartão-de-visita.

Gastronomia:
As características rurais, sobretudo da zona serrana do concelho, contribuíram para o desenvolvimento da actividade pastorícia, sobretudo associada ao gado caprino, pelo que o prato tradicional do concelho é o cabrito assado. Decorrente também desta actividade, é também de salientar o Queijo Rabaçal de produção artesanal.

No que respeita a doçaria, a Escarpiada é a iguaria tradicional.

Fonte: www.cm-condeixa.pt