Câmara Municipal de Arganil
Arganil é uma vila portuguesa no Distrito de Coimbra, região Centro e antiga sub-região do Pinhal Interior Norte, atual Região de Coimbra, com cerca de 4 000 habitantes.
É sede de um município com 332,84 km² de área e 12 145 habitantes (2011) 1 , subdividido em 14 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Penacova, Tábua e Oliveira do Hospital, a nordeste por Seia, a leste pela Covilhã, a sul por Pampilhosa da Serra e por Góis e a oeste por Vila Nova de Poiares.
Arganil significa pequeno campo “Arganil é palavra portugueza antiga, diminutivo de arga, significa pequeno campo, campinho. Arga é corrupção de agra, campina, do latim agro, campo.” (Portugal antigo e moderno – Diccionario: geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguesias de Portugal. Lisboa: Livraria Editora de Matos Moreira & Companhia, 1873. Vol. I. P. 238).
Alguns autores mencionam que Arganil foi fundada pelos romanos, e outros citam os lusitanos. Na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira encontramos “A tradição diz ter sido Arganil cidade romana que se teria chamado Argos, querendo alguns autores que fosse a Aussasia dos antigos lusitanos. Que a vila existia no começo da monarquia lusitana é facto averiguado, pois no ano de 1160 da era de César foi ela doada à Sé de Coimbra pela rainha D. Tereza, mãe de D. Afonso Henriques existindo já no seu termo o Mosteiro de S. Pedro de Folques.” (Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Lisboa: Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia, [19-]. Vol.III. P. 186-187).
Arganil pertence ao bispado e distrito administrativo de Coimbra. Arganilense é o nome atribuído aos habitantes de Arganil e tem como feriado municipal o 7 de Setembro . O seu santo padroeiro é São Gens.
Fonte: Wikipédia